A Chapada preserva cidades históricas, ligadas ao ciclo dos diamantes, e uma cultura bastante interessante, recheada de lendas e histórias que contemplam a cultura local.
Roteiro semanal mais procurado da Chapada Diamantina, a Volta ao Parque com Guiné exige do visitante um bom nível físico, pois o deslocamento norte-sul se faz pelas serras mais altas do Parque Nacional. Roteiro completo e preenchido transitará pelos municípios de Lençóis, Iraquara, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Andaraí e Nova Redenção. A Chapada preserva cidades históricas, ligadas ao ciclo dos diamantes, e uma história bastante interessante, recheada de lendas que contemplam a cultura local. Neste roteiro, o visitante conhece a dimensão da Chapada Diamantina e contribui diretamente para o desenvolvimento da região como um todo, envolvendo prestadores de serviços como guias locais e apoio, hotéis/pousadas, restaurantes. Neste roteiro itinerante, o visitante é levado a conhecer os principais atrativos do Parque Nacional, com uma logística diferenciada, que proporciona o máximo de segurança, qualidade e sustentabilidade!
Pernoitando em diferentes cidades, consegue-se reduzir as distâncias entre os atrativos e distribuir melhor o roteiro, além de proporcionar ao visitante a oportunidade de conhecer diversos municípios da região, vivenciar um pouco da cultura e interagir com a comunidade, utilizando sempre os serviços locais. Além de muita diversão, neste roteiro, o visitante vai entender a dimensão, a riqueza e a diversidade da Chapada e passar a cuidar e amar ainda mais a natureza!
1° dia - Chegada, recepção e traslado para acomodação no meio de hospedagem escolhido. No final da tarde, saída em visita ao Morro do Pai Inácio para apreciar a vista panorâmica e contemplar o entardecer. Retorno a Lençóis e pernoite.
2° dia (5 km) - Saída para visita às cachoeiras do Rio Mucugezinho e ao Poço do Diabo, com opção de fazer rapel e tirolesa (adicional). Após o almoço, visita às grutas Azul e da Pratinha, onde se pode tomar um bom banho em lagoa de águas cristalinas. Visita ainda à Gruta da Lapa Doce. Retorno a Lençóis e pernoite.
3° dia (11 km) - Saída para a base da trilha que leva à Cachoeira da Fumaça com seus impressionantes 380m de queda livre, a maior cachoeira do Brasil. Vista privilegiada do Vale do Capão. Caminhada até a cachoeira. Lanche no local e retorno ao Vale do Capão para jantar e pernoite.
4° dia (18 km) - Traslado até o povoado do Bomba, no Vale do Capão. Aqui se inicia uma das mais belas travessias do Parque Nacional. Durante o percurso, caminhada pelos Gerais do Vieira, Gerais do Rio Preto onde se tem a oportunidade de avistar o Pati, que é considerado um dos mais belos vales do Brasil, e chegar ao Beco do Guiné, face ocidental do Parque Nacional da Chapada Diamantina; lanche no percurso. Ao final da caminhada, seguir para Mucugê. Acomodação na pousada, jantar e pernoite.
5° dia (6 km) - Saída para o extremo sul do Parque Nacional, com um total de 220 km, ida e volta. Ida ao município de Ibicoara para conhecer um dos mais belos locais da Chapada. Com 100 metros de queda em forma circular e um impressionante cânion sinuoso, a Cachoeira do Buracão é hoje o atrativo, junto com a Cachoeira da Fumaça, que mais impressiona os visitantes. Em 6 km de caminhada, ida e volta, pode-se fazer a visita por baixo e por cima da cachoeira e depois do lanche e de banhos com hidromassagens seguir em direção a Mucugê para jantar e pernoite.
6° dia (10 a 16 km) – Saída para o começo da trilha que leva à Cachoeira da Fumacinha. A Cachoeira da Fumacinha tem aproximadamente 300 metros de extensão e 100m de queda livre e é considerada a cachoeira mais bonita pelos poucos visitantes que até lá já conseguiram chegar. Lanche no local. Retorno à pitoresca e agradável Vila de Igatu, cidade pré-cambriana, situada no mesmo paralelo de Machu Pitchu, no Peru, localizada no município de Andaraí, para jantar e pernoitar.
7° dia (1 km) - Saída para visita ao Poço Azul, uma caverna alagada onde é possível fazer flutuação. Almoço no local e no final da tarde retorno a Lençóis.
8° dia –Manhã Livre. Despedida no horário escolhido.
fonte:Bahia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário