sábado, 7 de novembro de 2015

Conheça e se encante com os atrativos naturais de cada cidade

Além dos pontos turísticos de cada cidade, seus arredores oferecem dezenas de atrativos naturais. A seguir, selecionamos o que cada lugar tem de mais especial!
ANDARAÍ
Praias do Paraguaçu: A 10min de Andaraí, as praias chapadenses oferecem banhos em águas rasas e serenas. No mesmo passeio, é possível caminhar um pouco mais e chegar à Cachoeira Donana.
Cachoeira do Ramalho: Com 90m de queda livre, é considerada um dos atrativos mais
imponentes de Andaraí.
Igatu
Cachoeira dos Pombos e Córrego do Meio:
 Esses atrativos ficam ao redor da sede do distrito de Igatu e são conhecidos, geralmente, em um mesmo passeio, recomendado a todos os visitantes.

IBICOARA
Cachoeira do Buracão: Com 85m de altura, é considerada uma das mais belas da região. O diferencial está no seu cânion emoldurado por pedras folhadas e na trilha realizada à margem do rio.
Cachoeira do Buracão – Ibicoara (Karsten Rau)
Cachoeira da Fumacinha: Os seus mais de 100m de altura, unidos a uma bela trilha com cânions, poços e cachoeiras, compensam o esforço físico para visitar uma das cachoeiras mais incríveis do Brasil. Recomenda-se ter tempo disponível, entre dois e três dias, para acampar.
Cachoeira do Licuri: Possui uma queda d’água de 70m e fica localizada em uma região
cercada por serras. Na trilha, é possível passar por outras pequenas cachoeiras.

IRAQUARA
 
Pratinha: Rio e gruta com águas cristalinas, a Pratinha permite a prática de flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque. O acesso de dá de carro até o atrativo.
Pratinha – Açony Santos
Grutas da Torrinha, Fumaça e Lapa Doce: Grande formação de estalactites e estalagmites caracterizam essas cavernas. A da Torrinha é uma das que apresenta maior diversidade de espeleotemas do Brasil, com formações incríveis, como a flor de aragonita. A da Fumaça é pequena e ideal para idosos e crianças, enquanto a da Lapa Doce já foi palco para gravação de filmes, reportagens e novelas, sendo a segunda maior caverna topografada do Brasil, com 42 km.
Todos esses atrativos têm taxa de visitação.
Gruta da Torrinha – Tom Alves
Gruta da Lapa Doce – Açony Santos
ITAETÊ
Poço Encantado: Lugar de águas cristalinas, com 60m de profundidade, o Poço Encantado é um reduto natural, onde o azul do céu reflete um tom envolvente e encantador. A melhor época do ano para visitá-lo é entre os meses de abril e setembro, das 10h às 13h30. O acesso de dá de carro até o atrativo, seguido por uma escadaria.
Poço Encantado – Branco Pires
MORRO DO CHAPÉU
Cachoeira do Ferro Doido: Com quatro quedas d’água e um imenso cânion de quase 120m de altura, é considerada um monumento natural.
Gruta dos Brejões: A segunda maior boca de caverna do Brasil, com 123m de altura e quase oito quilômetros de extensão, está na Gruta dos Brejões, importante sítio arqueológico de Morro do Chapéu.

MUCUGÊ
Parque Sempre-Viva e Rio Tiburtino: Localizado no Parque Municipal de Mucugê, o Parque Sempre-Viva foi criado para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. Nele ainda é possível visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, com opção de rapel e tirolesa.
Cachoeira do Funil, Cânion das Sete Quedas e Andorinhas: Em apenas um roteiro, é possível conhecer três atrativos. O primeiro é a Cachoeira do Funil. Para alcançá-la, é necessário atravessar, a nado, um delicioso lago. Em seguida, percorre-se o Cânion das Sete Quedas, e por último, chega-se à Cachoeira das Andorinhas, com direito à hidromassagem natural.

LENÇÓIS
Ribeirão do Meio: Está situado no leito do Rio Ribeirão, a 3,5 km da cidade, portanto, de fácil acesso. É um grande poço com um tobogã natural, ideal para nadar. Esse passeio também pode ser combinado com a Cachoeira do Sossego.
Ribeirão do Meio – Branco Pires
Rio Mucugezinho e Poço do Diabo: É possível conhecer os dois atrativos no mesmo passeio. O Rio Mucugezinho forma diversos poços, sendo um dos destaques o Poço do Diabo, com 20 metros de queda d’água. O local é ótimo para nadar, praticar tirolesa e rapel.
Mucugezinho – Branco Pires
Poço do Diabo – Branco Pires
Cachoeira do Sossego: Está localizada a 7km da cidade e possui cerca de 20m de altura. A caminhada leva cerca de duas horas e meia e percorre muitos trechos sobre grandes pedras.
Cachoeira do Mosquito: Seu nome faz alusão aos pequenos diamantes que eram encontrados no local. Para conhecê-la, é possível chegar de carro até a parte superior e descer pela trilha caminhando. É necessário comprar antecipadamente o voucher.

NOVA REDENÇÃO
Poço Azul: A limpidez da água e o reflexo azul revelam a singularidade deste atrativo natural. Com a possibilidade de fazer flutuação, sua experiência pode ser ainda mais inesquecível! A melhor época do ano para visitá-lo é entre os meses de abril e outubro, das 12h30 às 14h. O acesso de dá de carro até o atrativo, seguido por uma escadaria.
Poço Azul – Branco Pires
PALMEIRAS
Morro do Pai Inácio: Com mais de mil metros de altitude, é o cartão-postal da região, de onde se tem uma vista deslumbrante. O acesso se dá por uma trilha curta, porém íngreme, até o seu topo, com tempo médio de 25 minutos.
Morro do Pai Inácio - Branco Pires
Morro do Pai Inácio – Branco Pires
Vale do Capão
Cachoeira da Fumaça: Um dos principais atrativos da Chapada Diamantina. Impressiona os visitantes pelos seus quase 400 metros de altura, sendo uma das maiores quedas d’água do país. Seu acesso se dá de duas maneiras: por cima – trilha de 6 km, sendo 2 km de subida, e por baixo – trilha de 20 km.
Cachoeira da Fumaça – Açony Santos
Cachoeira do Riachinho: Localizada na estrada que liga o Vale do Capão ao município de Palmeiras, esta bela cachoeira tem 12 metros de altura e poço que oferece um banho revigorante.
Cachoeira da Purificação e Angélica: A caminhada, de cerca de 3 horas, é feita no interior do Vale do Capão. Parte dela é percorrida às margens do rio que forma as cachoeiras.

RIO DE CONTAS
Pico das Almas: Com 1.958 metros de altitude, ele é o terceiro morro mais alto do Nordeste. Considerado um santuário ecológico, atrai os interessados pela sua rica biodiversidade.
Cachoeira do Jiló e Poço Preto: Formada por pequenas corredeiras d’água. Para se chegar até ela, o visitante conhece também o Poço Preto.

MARIMBUS
Considerado o pantanal do semiárido baiano, suas águas calmas criam uma paisagem exuberante, repleta de flores aquáticas. O passeio feito de canoa ou caiaque é um dos mais recomendados para toda a família. Existem duas opções: uma saindo de Andaraí e a outra de Lençóis.
 Andaraí
O acesso se dá pela Fazenda Marimbus, que fica no km 149 da rodovia BA-142.
 Lençóis
O acesso é feito de carro até a comunidade quilombola do Remanso. Após o percurso de barco, geralmente há uma curta caminhada até o Rio Roncador, de aproximadamente 30 minutos, com excelentes poços para banho.

Marimbus – Branco Pires

Nenhum comentário: