São quatro dias de trilhas, oscilando entre leve e pesada, com caminhadas em meio a paisagens deslumbrantes da Chapada Diamantina.
São quatro dias de trilhas, oscilando entre leve e pesada, com caminhadas em meio a paisagens deslumbrantes da Chapada Diamantina. Paredões, rochedos, cânions, rios e cachoeiras cercados por campos floridos de um vasto verde de Mata Atlântica.
1º Dia - Receptivo no Aeroporto Internacional de Salvador ou local a combinar. Traslado para Andaraí com parada para almoço em Itaberaba. Check-in na pousada Pedras de Igatu, na vila de Igatu. Receptivo opcional no Aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis; traslado para Andaraí e check-in na pousada Pedras de Igatu.
2º Dia - Café da manhã. Saída de carro até Andaraí (13 km de distância). Trilha de cerca de 7h (caminhada em ritmo leve) em direção ao Vale do Paty. O primeiro destino, a Cachoeira do Ramalho do alto dos seus 90m de queda d'água, proporciona um banho refrescante, em meio a um visual deslumbrante. Subindo a encosta da Serra do Sincorá, cenário de antigos garimpos de diamantes, tocas do século passado e vegetação rupestre, chega-se até o Arrochador, de onde se descortina uma bela vista sobre os suntuosos Morro Branco do Paty e o Cachoeirão. O Arrochador é conhecido também por ser ponto de ajuste das cargas para descer a estreita, íngreme e sinuosa Ladeira do Império, que desemboca no centro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, onde está o Vale do Paty. Acampamento no sítio Luar do Paty, com jantar preparado em fogão à lenha. Noite de conversa em volta da fogueira, ouvindo histórias dos nativos.
3º Dia - Café da manhã. Caminhada (cerca de 3h) rumo ao vale do Cachoeirão, um conjunto de nove quedas d'águas que despencam de um abismo em forma de ferradura, com cerca de 200m de altura. Acampamento no Paty de Cima, com jantar preparado em fogão à lenha, na casa de nativo.
4º Dia - Café da manhã. Trilha envolta pela beleza dos Gerais do Vieira sobre uma extensa área plana de vegetação de gramíneas, até chegada ao Vale do Capão, no município de Palmeiras. Durante o percurso, parada para lanche (não incluso) e banhos refrescantes de rio e cachoeiras. Acomodação na Pousada do Capão. Noite livre. Pernoite no Capão.
5º Dia - Café da manhã. Trilha por cima (6km com ritmo pesado nos dois primeiros) rumo à Cachoeira da Fumaça. A paisagem de vale, rodeada de flores, leva até o topo da Cachoeira, a 1.490m acima do nível do mar. A vista estonteante revela a queda livre da coluna d'agua, despencando de 340m de altura para formar um belíssimo arco-íris, ao encontro do sol, envolto pela cortina de fumaça das partículas de água em evaporação. Na volta, parada para banho na Cachoeira do Riachinho, com 20m de queda d'água despencando em um grande poço. Retorno à Pousada do Capão. Noite livre. Pernoite no Capão.
6º Dia - Café da manhã. Traslado Capão / Salvador - Aeroporto Luís Eduardo Magalhães ou Capão / Aeroporto Horácio de Matos, em Lençóis.
Fonte: Bahia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário