quinta-feira, 21 de julho de 2011

Parque Nacional Chapada Diamantina - Bahia

O Parque Nacional da Chapada Diamantina abrange uma área de 152.574 hectares da Serra do Sincorá e arredores, foi criado em 17 de setembro de 1985 por Decreto Federal n. 91.655 com o seguinte objetivo:

proteger amostra dos ecossistemas da Serra do Sincorá, na Chapada Diamantina, assegurando a preservação de seus recursos naturais e proporcionando oportunidades controladas para uso pelo público, educação, pesquisa científica e também contribuindo para a preservação de sítios e estruturas de interesse histórico-cultural existentes na área (BRASIL, 1985).

O relevo do Parque apresenta-se bastante acidentado, com planaltos, serras e montanhas formando suas margens. A altitude média é de 1.000 metros acima do nível do mar. Por essa característica do relevo, formaram-se muitas cachoeiras, cascatas e corredeiras.

A região possui diversos atrativos naturais como: o Morro do Pai Inácio, o Morro do Camelo, a Cachoeira da Fumaça, ou Glass, que possui 420 metros de queda livre, as serras: do Roncador, do Bastião do Mocambo, da Mangabeira, da Sapiranga, Caiçara, dos Três Morros, Poço Encantado, que possui 60 metros de profundidade, a Gruta Azul, a Lapa Doce I e II, a Torrinha, dentre outros.

Nenhum comentário: