sábado, 16 de abril de 2011

Festas Populares

A Bahia é uma festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. As manifestações folclóricas, de diversas origens se proliferam com exibições ao ar livre de capoeira, maculelê e samba-de-roda. Milhares de pessoas vão às ruas celebrar os santos padroeiros. Além de popular, essas festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e pela mistura de elementos sagrados e profanos.

Toda a fé do baiano se manifesta no ciclo de festas populares, desde as comemorações dos orixás do candomblé, quando todos os terreiros da cidade batem seus tambores para seus filhos-de-santo dançarem, até as festas da religião católica, que ganham um cunho profano com muito samba-de-roda e barracas padronizadas que servem bebidas e comidas variadas.

Esse clima de festa impregna toda a cidade, desde a manhã até a noite, mas no início de dezembro, a programação se intensifica. O ciclo tem início no dia 4 de dezembro, com a Festa de Santa Bárbara, e tem seu ápice da Lavagem do Bonfim, na Festa de Iemanjá e no Carnaval. Atualmente, as mais tradicionais são: Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim e Iemanjá. Veja a seguir o calendário festivo:


Calendário de Festas

Bom Jesus dos Navegantes 1º de Janeiro

Lavagem do Bonfim 2ª quinta-feira de janeiro (móvel)
Ribeira

segunda-feira após a Lavagem do Bonfim (móvel) Festa de Iemanjá

2 de fevereiro Lavagem de Itapuã uma semana antes do Carnaval (móvel)
Santa Bárbara 4 de dezembro

N. S. da Conceição da Praia 8 de dezembro


Fonte: Bahia.com.br

Nenhum comentário: